Vida Consagrada: Rede internacional de religiosos alerta contra o tráfico de seres humanos

Vídeo recorda «dignidade ferida» de milhões de pessoas

Cidade do Vaticano, 10 mai 2016 (Ecclesia) – A coordenação da rede internacional da vida consagrada contra o tráfico de seres humanos, ‘Talitha Kum’, apresentou um vídeo de alerta e sensibilização conta o tráfico humano, na Assembleia Plenária das Superioras-Gerais que decorre no Vaticano.

“Milhões de mulheres, homens e crianças em todo o mundo são vítimas do tráfico de pessoas. Têm a sua liberdade negada. A sua dignidade ferida. Pessoas em estado de escravidão são vendidas como mercadoria, exploradas na prostituição, usadas para o tráfico de órgãos”, alerta o vídeo multilingue – italiano, inglês, português, espanhol e francês.

Com uma duração de pouco mais de um minuto, o vídeo tem o propósito de consciencializar e sensibilizar sobre o tráfico de pessoas e de “apresentar” própria rede ‘Talitha Kum’.

O ‘spot’ informa que a rede internacional da vida consagrada “luta contra” a escravatura e a “mercantilização da vida”, em prol da liberdade e da dignidade da pessoa, desde 2009.

“Não se renda, não fique indiferente e passivo. Juntos, fazendo o bem, podemos vencer!”, é o apelo final do vídeo que é explicado pela rede internacional ‘Talitha Kum’, no sítio na internet, como tendo um “ritmo rápido, superficial,  que leva à indiferença” e depois passa para uma velocidade “mais devagar que convida” à reflexão e “a entrar em contacto com o drama humano da exploração e do tráfico de pessoas”.

À Rádio Vaticano, a coordenadora da rede internacional, a irmã Gabriella Bottani, explicou que para além de alertar e sensibilizar, o vídeo pretende que as pessoas conheçam “o compromisso da vida consagrada” contra o tráfico de pessoas.

Para a responsável, o “bonito” no vídeo é a “mensagem de esperança” final, o tráfico pode ser “enfrentado”, uma “última palavra que não é de mal mas de bem, de esperança”.

‘Talitha Kum’ foi organizada pela União Internacional das Superioras Gerais (UISG) e nasceu em junho de 2009, na Itália, e para além das superioras das congregações femininas reúne a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

A Rede Internacional da Vida Consagrada contra o tráfico de pessoas tem uma versão portuguesa do seu sítio online.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top