Francisco elogiou «linguagem universal» que aproxima povos
Cidade do Vaticano, 06 abr 2016 (Ecclesia) – O Papa associou-se hoje ao Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e Paz, uma iniciativa anual da ONU, celebrada a 6 de abril, elogiando a capacidade que o mundo desportivo tem de unir povos e culturas.
“O desporto é uma linguagem universal que aproxima os povos e pode contribuir para fazer que as pessoas se encontrem e superem os conflitos”, disse, no final da audiência pública que reuniu milhares de pessoas na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Francisco convidou todos a “viver a dimensão desportiva como ginásio de virtudes no crescimento integral dos indivíduos e das comunidades”.
O Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e Paz foi instituído pelas Nações Unidas em 2013 e celebrado pela primeira vez a 6 de abril de 2014.
A data escolhida evoca o dia da cerimónia de abertura dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em 1896, em Atenas.
Na sua mensagem para esta celebração, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon sustenta que o desporto é uma “ferramenta única e poderosa para promover a dignidade” e os “direitos inalienáveis” de cada pessoa.
“O desporto promove a saúde e o bem-estar, estimula a tolerância, a compreensão recíproca e a paz”, acrescenta.
OC