Lisboa: Cardeal-patriarca convida à participação na Festa da Família

Lisboa, 04 abr 2016 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa convida à participação na Festa (diocesana) da Família que este ano conta com os adolescentes do 8.º volume da catequese, a 8 de maio, na Casa do Gaiato de Santo Antão do Tojal.

O lema ‘Viu-o e encheu-se de compaixão’ (Lc 10,33), contextualiza D. Manuel Clemente, refere-se à parábola do Bom Samaritano e a maneira como “olhou para aquele homem caído no meio da estrada, e depois o levantou e cuidou dele”.

“Uma família, pela graça do sacramento do Matrimónio, recebe essa mesma compaixão de Cristo, para a ativar entre si e a alargar em redor. Por isso mesmo, a família é "Igreja doméstica", coração de Cristo no mundo e olhar de Cristo para todos. Grande graça, grande missão e grande responsabilidade”, desenvolve.

Neste contexto, o cardeal-patriarca de Lisboa revela que tem testemunhado que muitas famílias conseguem “ser assim”, ou seja, cuidam uns dos outros, “sãos ou doentes, mais novos ou mais velhos, perdoam-se e reencontram-se”.

“Algumas famílias chegam a partir para outras terras em missão ou voluntariado durante mais ou menos tempo. Outras dedicam parte do Verão em campos de férias para gente nova, que são ocasião de alegria sã e edificante para todos”, exemplifica, na mensagem divulgada este domingo.

A Pastoral Familiar, do Patriarcado de Lisboa, destaca que a Festa da Vida e da Família é “uma oportunidade” para celebrar em Igreja “a alegria de ser Família Cristã”, a 08 de maio, na Casa do Gaiato de Santo Antão do Tojal.

A festa diocesana começa às 10h30 com a oração da manhã, após o acolhimento a partir das 10h00, e no programa destaca-se a Feira Familiar com stands, workshops, espaço de oração, atividades para crianças e jovens, geocaching, jogos tradicionais, quinta pedagógica, que abre às 11h00.

No dia 8 de maio, a Eucaristia da terceira Festa da Vida e da Família conta com a celebração de bodas matrimoniais e está marcada para as 16h30, antes, a partir das 14h00, o sector da Pastoral Familiar propõe animação musical e testemunhos.

Neste contexto, os casais que celebram os jubileus matrimoniais em 2016 – 10, 25, 50 e mais anos de casamento – vão receber a bênção do cardeal-patriarca de Lisboa e a organização informa que as inscrições são até 5 de maio, (pelo link http://goo.gl/2STXen).

“Em todos celebraremos a compaixão de Cristo que os apaixonou a eles e assim os mantém”, observa o cardeal-patriarca de Lisboa.

O Departamento da Catequese associa-se à festa, mais concretamente com os adolescentes do 8.º volume de toda a diocese, que celebraram a ‘Festa da Vida’.

“É sempre da mesma realidade que se trata, a compaixão de Cristo que nos faz viver – pois viver é conviver”, destaca D. Manuel Clemente, sobre a celebração conjunta, na sua mensagem.

CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR