«E se fosse eu? Fazer a mochila e partir» é o mote da iniciativa, marcada para hoje
Lisboa, 06 abr 2016 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Moral e Religiosa Católica, do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), mobiliza hoje os alunos para a campanha ‘E se fosse eu? Fazer a mochila e partir’, ação de sensibilização para “o drama” dos refugiados.
“Cada aluno vai ser desafiado a levar a sua mochila com os bens que transportaria se estivesse no lugar de um refugiado – através de imagens ou, se possível, em formato físico -, devendo depois partilhar a razão das suas escolhas”, explica o sítio online Educris, da Comissão Episcopal da Educação e Doutrina da Fé.
‘E se fosse eu? Fazer a mochila e partir’ é o tema da ação que decorre hoje no primeiro tempo da manhã em todas as escolas de Portugal, numa sessão onde vai ser exibido um vídeo, “mostrando o pouco que os refugiados transportam consigo”.
A campanha é da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) e o SNEC “convida todos os docentes” de EMRC a associarem-se na sensibilização de crianças e jovens para “as dificuldades pelas quais os refugiados passam para fugir da guerra, procurando proteção humanitária”.
“Promovendo assim o compromisso bem acolher quem procura proteção humanitária e concretizando os princípios de uma sociedade democrática e inclusiva”, observa.
O ‘Educris’ informa ainda que a PAR vai enviar aos Agrupamentos de Escolas um cartaz e folhetos, disponíveis em formato digital, para promover a iniciativa e é disponibilizado também um guião com sugestões de abordagem e indicação de materiais de apoio, para apoiar as escolas e os docentes.
CB/OC