Escuteiros de Leiria celebraram o Dia de BP
Leiria, 22 fev 2016 (Ecclesia) – O chefe nacional do Corpo Nacional de Escutas considera, este domingo, em Leiria, que a educação é tarefa dos pais, mas o escutismo “pode dar uma ajuda preciosa”.
Na celebração do Dia de BP (Baden-Powell), Norberto Correia realçou elogiou a capacidade da diocese de Leiria-Fátima de “envolver as famílias no escutismo da forma correta”, e sublinhou que “os pais devem ser integrados nas atividades, não os colocando no meio dos jogos escutistas, mas, sim, dando-lhes um lugar particular”.
Esta atividade, que contou com a presença de cerca de 2.000 escuteiros da diocese teve ainda fóruns para os pais dos elementos, onde houve oportunidade de partilhar ideias sobre educação, à luz do método escutista.
No dia de comemorar o fundador do escutismo, Norberto Correia destacou a atualidade da mensagem escutista, e garantiu que “se BP fosse vivo atualmente, diria exatamente a mesma mensagem aos jovens de hoje”.
Esta mensagem (o ideal de deixar o mundo melhor, com o método escutista), segundo o chefe nacional dos escuteiros, “é universal, mas BP soube aprendê-la, escrevê-la, e aplica-la segundo um método próprio”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
O dia começou com uma missa, presidida por D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, e continuou durante a tarde com atividades para todos os escuteiros, e com fóruns e oficinas para os muitos pais que acompanharam os seus filhos neste dia.
Este dia de BP foi o palco do encerramento das comemorações dos 90 anos de escutismo na diocese de Leiria-Fátima, uma celebração, iniciada há um ano, também no dia de BP, foi, nas palavras do chefe regional dos escuteiros de Leiria, Pedro Ascenso, “um ano com muitas dinâmicas, com especial atenção à divulgação do escutismo na comunidade diocesana”.
LFS