Refugiados: «Europa não está a cumprir o que é a sua herança»

Silva Peneda defende compromisso a médio prazo para um problema que tem de ser olhado sobretudo a partir de quem «está a sofrer»

Bragança, 16 jan 2015 (Ecclesia) – Silva Peneda, assessor do Presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker, afirmou no XVI Encontro de Animadores Sociopastorais das Migrações que o aumento dos refugiados está a gerar “novas fronteiras na Europa”, o que contradiz “a sua herança”

“Europa não está a cumprir o que é a sua herança em termos de realização do ser humano em liberdade e assente na livre circulação de pessoas, bens e mercadorias”, afirmou o ex-presidente do Conselho Económico e Social.

Para Silva Peneda é necessário contrariar uma “visão imediatista” que “leva a populismos fáceis, a xenofobismos”, por uma estratégia a médio prazo” que envolva “todos” porque “só com a contribuição de todos” é que a questão dos refugiados pode ser resolvida.

“Nos próximos 40, 50 anos, a Europa vai precisar de muita força de trabalho e essa força de trabalho terá de vir do Norte de África e do Médio Oriente”, defendeu Silva Peneda

Para a economista Vera Rodrigues, o desafio das migrações está relacionada com a “dinâmica de crescimento dos países europeus”, porque vão sentir a “obrigação” de perceber a “importância dos fluxos migratórios”.

Para a professora da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, pode olhar-se de “forma pragmática” para a questão dos refugiados, fazendo convergir a “procura de paz” que não encontram nos seus países com a necessidade da Europa.

Para a Irmã Irene Guia, da Plataforma de Apoio aos Refugiados, é fundamental ir além “das conveniências” dos países de destino, nomeadamente a força de trabalho necessária, e olhar para a situação a partir “do que estão a sofrer, os refugiados”.

“Analisar o problema a partir do olhar dos refugiados é o que vai começar a acelerar todos os processos”, considera a irmã Irene Guia.

A situação dos refugiados na Europa foi analisada no XVI Encontro de Animadores Sociopastorais das Migrações, que decorre em Bragança até este domingo, sobre o tema “Misericórdia sem Fronteiras.

PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top