Vaticano: Papa telefona a padre italiano para pregar retiro da Quaresma

Exercícios espirituais de Francisco e colaboradores da Cúria Romana vão decorrer de 6 a 12 de março

Cidade do Vaticano, 13 jan 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco telefonou ao padre Ermes Ronchi, da Ordem dos Servos de Maria, e convidou-o para ser o pregador dos Exercícios Espirituais da Quaresma da Cúria Romana, de 6 a 12 de março, em Ariccia.

“O telefonema do Papa apanhou-me de surpresa”, revelou o padre Hermes cuja primeira reação foi de tremor, de emoção, quando atendeu o telefone e do outro lado Francisco disse: “Olá, sou o Papa Bergoglio, quero pedir-lhe um favor”.

“Claro, diga, qualquer coisa de que o senhor tenha necessidade…!”, foi a resposta inicial do teólogo da Ordem dos Servos de Maria com “surpresa, emoção” mas ao saber que era para “organizar alguns encontros de reflexão” disse que “não era a pessoa certa, que não estava à altura da missão que propunha”.

Segundo divulga a Rádio Vaticano, do outro lado o Papa Francisco apenas indicou – “Então comecemos no domingo 06 de março”, mas perguntou ainda: “Queres ver antes a tua agenda?”, revelou o sacerdote ao jornal regional ‘ll Messaggero Veneto’ de Friuli-Venezia Giulia.

O padre Ermes Ronchi vai ser o pregador dos Exercícios Espirituais da Quaresma da Cúria Romana que começam depois da Oração do Ângelus de 06 de março até ao sábado seguinte, dia 12.

Durante uma semana este religioso vai orientar os encontros e reflexões do Papa e cerca de 60 pessoas, como chefes de dicastérios, bispos e cardeais, em Ariccia, nos arredores de Roma.

A prática dos exercícios espirituais para o Papa e a Cúria Romana teve início em 1925 com Pio XI; Paulo VI transferiu-os em 1964 para o tempo quaresmal.

A Quaresma que começa com a celebração de Quarta-feira de Cinzas, este ano a 10 de fevereiro, é um período de 40 dias, excetuando os domingos, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

O sacerdote italiano de 68 anos que foi ordenado em 1973, foi nomeado pároco da igreja de S. Carlo, em Milão, em 2012.

Professor de Estética Teológica e Iconografia na Pontifícia Faculdade Teológica "Marianum", em Roma; o padre Ermes Ronchi escreveu os textos de reflexão da vigília do Encontro Nacional da Juventude, que congregou 500 mil jovens, em 2007.

Autor de diversos livros sobre temas bíblicos e espirituais o religioso dos Servos de Maria também trabalha com diversos meios de comunicação, como o jornal Avvenire da Conferência Episcopal Italiana.

RV/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top