Egito: Terrorismo afeta «cristãos e muçulmanos», refere patriarca copta ortodoxo

Cidade do Vaticano 09 jan 2016 (Ecclesia) – No Egito, o patriarca copta ortodoxo, Tawadros II, alertou que o terrorismo alimentado por ideologias religiosas “não faz distinção entre cristãos e muçulmanos” e “afeta todos os que creem em Deus”.

“Fomentando conflitos sectários onde as pessoas matam-se reciprocamente por estupidez humana, dinheiro ou pelos próprios interesses”, disse Tawadros II em entrevista a meios de comunicação egípcios.

Segundo a Agência Fides, do Vaticano, o líder da Igreja Copta Ortodoxa no Egito fez reflexões sobre a contribuição positiva das religiões para ajudar os homens a “viverem plenamente a própria humanidade e a conviver em paz”.

Como responsável religioso da Igreja mais numerosa do Médio Oriente, o patriarca copta frisou “não temer o terrorismo” só por causa dos sofrimentos aos cristãos mas porque afeta todo o Egito.

Neste contexto, foi sublinhado positivamente as declarações do presidente egípcio à comunicação social no final da vigília da Solenidade de Natal, na Catedral de São Marcos, Cairo, na quarta-feira, dia 6 de janeiro.

Abdel Fattah al-Sisi comprometeu-se a acelerar os procedimentos para a reconstrução das igrejas destruídas durante as desordens de agosto de 2013, quando cinquenta instituições e lugares de culto cristãos foram atacados e destruídos por grupos ligados aos Irmãos Muçulmanos e grupos salafistas.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top