http://www.opf.pt/index.php/outubro-missionario
No passado dia 18 celebramos mais um Dia Mundial das Missões e o presente mês é dedicado, pela Igreja Católica, ao mundo missionário. A ideia presente nestes trinta dias é a de que se desenvolvam nas comunidades locais, uma série de atividades destinadas a promover a Missão como «urgência e prioridade». Assim, esta semana, apresento um sítio dedicado ao mês das missões que este ano tem como tema “Missão: o que o amor não pode calar”. As Obras Missionárias Pontifícias (OMP) são entidade responsável por este espaço, e procuram “promover na Igreja e na sociedade em geral, a participação ativa em ações e campanhas, que visem a dignidade de todas as pessoas, a solidariedade para com os mais pobres, excluídos e injustiçados e a proposta de causas a favor da justiça e da paz entre pessoas, grupos e nações”.
Ao entrarmos nesta plataforma digital temos em destaque um conjunto de conteúdos dedicados ao mês de outubro, por outro lado, encontramos também informações de iniciativas de evangelização e da realidade missionária em tudo o mundo.
Caso pretenda aceder a alguns instrumentos de trabalho colocados à disposição das Dioceses, Paróquias, Institutos Missionários e de todos os amigos da Missão, para a melhor vivência deste mês, clique em “guião missionário 2015/2016”. Aqui encontra um vídeo com uma entrevista realizada pela Agência Ecclesia a alguns responsáveis de instituições que coordenam os trabalhos missionários e ainda o “Guião Missionário” que pretende ajudar “a percorrer os caminhos propostos pelo Papa Francisco”.
Em “curso de missiologia” consultamos várias informações relativas a esta iniciativa dos Institutos Ad Gentes que conta com o apoio das OMP. Ficamos a saber, por exemplo, que “esta formação visa a qualificação do missionário e, consequentemente, da Missão”.
Na opção “documentos da Missão” dispomos de um repositório de textos relacionados com a temática missionária. Desde riquíssimos escritos redigidos pelas penas dos Sumos Pontífices Pio XII, João XXIII, Paulo VI, João Paulo II e Francisco, passando ainda pelos textos emanados no Concílio II do Vaticano bem como outros, também interessantes, escritos em terras lusas.
No item “infância missionária”, é apresentada uma proposta de ajuda para os educadores, no sentido de despertarem progressivamente nas crianças, uma consciência missionária universal e levá-las a partilhar a fé e os meios materiais com as crianças de regiões e Igrejas mais pobres.
Fica aqui a sugestão para que visitem este sítio e sintam assim, que "o mandato missionário continua a ser uma prioridade absoluta para todos os batizados, chamados a ser servos e apóstolos de Cristo”.
Fernando Cassola Marques
fernandocassola@gmail.com