Viseu, 10 dez 2015 (Ecclesia) – A Diocese de Viseu vai passa a estar organizada em 6 arciprestados, em vez dos 17 anteriores, e começar “paulatinamente” a organizar as suas paróquias em unidades pastorais.
A indicação está em destaque na página informativa da Igreja Católica local, que explica a nova configuração, com a criação dos arciprestados “da Beira Alta, de Besteiros, do Dão, de Lafões, de Viseu Rural e de Viseu Urbano”.
Também já estão definidos os responsáveis por cada um destes setores da diocese, os padres Nuno Miguel Azevedo, Carlos Casal, José Cardoso Almeida, Mário Dias, Paulo Diamantino Rodrigues e José Henrique Santos, respetivamente.
Estas alterações estão relacionadas com o Sínodo que está em marcha na Diocese de Viseu e que pretende dar novo fôlego à Igreja Católica e às comunidades locais.
Segundo o site diocesano, foi também já criada uma Secretaria Pastoral, estrutura “ao serviço da comunhão e da partilha”, e assumiram funções três novos vigários episcopais, de apoio a D. Ilídio Leandro.
O padre Virgílio Rodrigues vai “coordenar a ação pastoral, o culto e a cultura”, enquanto o padre António Jorge assumirá o setor do “clero e das vocações”.
O terceiro vigário episcopal, padre Miguel Abreu, terá a cargo “a pastoral da família e a ação sociocaritativa”.
Ainda no campo das alterações, tomou também posse o novo vigário-geral da diocese, o padre Armando Esteves Domingues, enquanto o padre João Martins Marques foi reconduzido como vigário judicial.
JCP