Iniciativa prepara celebração de Natal com reflexões sobre figuras presentes nas representações do nascimento de Jesus
Lisboa, 30 nov 2015 (Ecclesia) – A ECCLESIA convida a partir de hoje os seus ouvintes a construir diariamente o presépio acompanhando o programa de rádio na Antena 1 de segunda a sexta-feira (22h45) como preparação para o Natal.
“Queremos que o desafio seja sobretudo prático, que não fiquemos por teorias, dar notícias do que os outros fazem no Tempo do Advento mas que experimentemos também esta caminhada de preparação para o Natal, para o nascimento de Jesus”, explica o diretor da Agência ECCLESIA.
Segundo o jornalista Paulo Rocha, a caminhada até ao Natal é feita a partir do que cada um considera que “deve dar prioridade” na sua vida mas também do grupo a que pertence onde se “experimenta o que é construir um presépio” com as figuras habituais mas com “muitas mais” que fazem parte do “quotidiano profissional, gostos e proveniências”.
Neste contexto, o diretor da agência de notícias da Igreja Católica em Portugal incentiva a explorar esse simbolismo da “vivência cultural, religiosa, étnica”, todos os elementos que o presépio é capaz de incluir numa época em que o Natal “é um tempo plástico, muito visível, cheio de luz”.
Esta iniciativa é também uma forma de criar laços e “fidelização” que vai acontecendo hoje de “forma interativa”, observa Paulo Rocha, acrescentado que falar das figuras no programa de rádio “mostrando depois na rede social Facebook, em notícias”, o presépio se está a construir pode ser uma maneira de “estimular quem ouve a mostrar as fotografias do seu presépio”.
Em cada noite a sugestão de uma nova figura até ao dia 25 de dezembro, uma construção que também pode ser acompanhada no sítio online da Agência ECCLESIA e na sua página na rede social Facebook.
A construção do presépio começa hoje, com a colocação da gruta/cabana que acolheu o Menino Jesus.
SN/CB/OC