Braga: Aplicação «Kyrios», o «simplex administrativo» na diocese

Diretor de comunicação destaca que «dimensão digital cria pontes onde não existiam»

Braga, 19 nov 2015 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Braga desenvolveu a aplicação «Kyrios», uma ferramenta de gestão integrada que permite agilizar processos da administração paroquial e diocesana em ambiente digital, a troca de informações e facilita a comunicação interna e externa.

“Foi quase um ‘simplex’ administrativo que criamos. Os nossos párocos têm duas a três paróquias e agiliza os processos, simplifica a vida quer do pároco, quer da relação entre a Cúria [diocesana] e o pároco”, explicou o diretor do Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social.

Em declarações transmitidas hoje no Programa ECCLESIA (RTP2), o padre Tiago Freitas exemplificou que com a nova ferramenta os responsáveis paroquiais podem criar processos de matrimónio, batismo e “enviar digitalmente para a Cúria”, recebendo as devidas autorizações de “modo imediato”.

O sacerdote observou que hoje “mesmo os cristãos” têm um novo modo de se relacionarem com o seu pároco, com a comunidade cristã, e “querem ter informação, saber o que se está a passar” e, desta forma, também podem consultar os seus próprios processos, por exemplo.

“No fundo esse é o futuro, um cristão, um paroquiano pode morar numa paróquia e estar inserido numa outra comunidade e permite ‘desvalorizar’ um pouco esse critério. A dimensão digital cria novas pontes onde não existiam antes”, desenvolve o entrevistado.

 “Acreditamos que a comunicação está na base da comunhão, onde as pessoas sabem o que se está a passar gera-se comunhão e é isso que tentamos criar”, conclui o padre Tiago Freitas.

O novo sistema pode ser usado por qualquer paróquia, departamento ou arciprestado da arquidiocese minhota, sem qualquer custo adicional.

PR/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top