Porto, 16 nov 2015 (Ecclesia) – O bispo do Porto reforçou o “compromisso de verdade e transparência” na administração económica e financeira, durante a quarta reunião do Conselho Diocesano de Pastoral.
D. António Francisco dos Santos começou o encontro com um apelo à “corresponsabilidade e ao envolvimento” de todos na gestão e rentabilização dos bens.
Segundo o prelado, a apresentação anual de contas que para além de ser “um imperativo de justiça” é um compromisso de verdade e transparência.
Neste contexto, agradeceu ainda a “todos” os que “dotaram” a Diocese do Porto das infraestruturas necessárias à Evangelização, ao longo da história, e aos que hoje zelam por elas.
O ecónomo da diocese, cónego Álvaro Mansilha, apresentou as linhas orientadoras da gestão diocesana e demonstrou que tem existido um “esforço de contenção de gastos e de rentabilização do património”, a partir dos resultados de 2010 a 2014.
No seu sítio online, a diocese informa que o próximo passo vai ser a apresentação de um “plano estratégico, com propostas concretas de ação”.
A reunião decorreu na Semana dos Seminários, e D. António Francisco dos Santos referiu que são 70 os seminaristas que frequentam os três seminários diocesanos.
Neste âmbito, informou vão ser instituídos seminaristas e candidatos ao diaconado permanente nos ministérios de leitor e acólito este domingo, pelas 16H00, na Sé do Porto.
Nesta celebração a diocese vai prestar também uma “homenagem de gratidão” a D. João Lavrador, nomeado bispo coadjutor de Angra.
CB/OC