Conclusões dos trabalhos vão ser apresentados em conferência de imprensa, ao início da tarde, em Fátima
Fátima, Santarém, 12 nov 2015 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) termina hoje a 188ª assembleia plenária onde estiveram em debate, entre outros assuntos, a recente visita ‘ad Limina’, o Sínodo sobre a família e a catequese.
No discurso de abertura da reunião plenária do episcopado português, D. Manuel Clemente referiu-se ao "momento" em que vive a sociedade portuguesa, afirmando é necessário ter em conta os “princípios do pensamento social cristão” na definição de programas que determinam o seu futuro.
Para o presidente da CEP, trata-se de “salvaguardar a vida humana em todas as suas fases, da conceção à morte natural; da valorização da vida familiar e da educação dos filhos, com referência masculina e feminina de geração ou adoção”.
D. Manuel Clemente lembrou a necessidade de defender princípios que “correspondem a causas essenciais à dignidade humana, como a promoção do bem comum, a ativação dos princípios da subsidiariedade e da solidariedade” e levam ajudam à “superação de situações gritantes de desigualdade e pobreza”, ao apoio aos mais frágeis, em particular aos nascituros, às mães gestantes e às famílias”.
A assembleia plenária da CEP que hoje termina incluiu a análise de “propostas pastorais” no seguimento da visita ao Papa e às instituições da Santa Sé, realizada no início de setembro e o debate de um um documento sobre o tema ‘Catequese: a alegria do encontro com Cristo’.
A reunião inclui momentos de reflexão sobre as conclusões da 14ª Assembleia Geral ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família (4-25 de outubro de 2015) e a reforma do processo canónico para as causas de declaração de nulidade do Matrimónio, promovida pelo Papa Francisco.
O encontro do órgão máximo do episcopado católico português decorre na Casa Nossa Senhora das Dores, em Fátima, e iniciou esta segunda-feira pelas 16h00, com o discurso de D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa e presidente da CEP.
As conclusões da 188ª assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa vão ser apresentadas esta quinta-feira, às 14h30, em conferência de imprensa.
OC/PR