Santarém: Secretariado da Catequese apresenta itinerário de preparação para o Natal

«Misericórdia» inspira guia que convida a «olhar o outro»

Santarém, 11 nov 2015 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência (SDCIA) de Santarém propõe como preparação do Natal uma caminhada intitulada ‘Viver a Misericórdia esperando em Jesus’ onde convida a viver “olhando o outro”.

“O esquema da campanha dá relevo ao amor de Deus, simbolizado no coração que em cada semana se vai revelando o mote da campanha. Há uma proposta para a catequese semanal, para a família e comunidade”, explica diretor do SDCIA de Santarém.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o diácono permanente Paulo Campino destaca que em cada semana há “gestos e pessoas” que são convidadas a estar presentes na Eucaristia, como os padrinhos, e esta campanha é para ser vivida pelos catequistas, catequisandos, famílias e toda a comunidade.

Com o tema ‘Viver a Misericórdia esperando em Jesus’, a diocese, “enquanto espera a vinda de Jesus”, é mobilizada a viver a misericórdia “olhando o outro”: “O que está afastado; ferido, o que precisa de ajuda.”

Como símbolo para esta caminhada diocesana foi adotado o ‘Coração’ que “não está encerrado em si mesmo mas vai-se abrindo ao outro”.

Por isso, durante as quatro semanas do Advento este símbolo vai-se “abrindo” e revelando, progressivamente, o lema da campanha e no Natal vai poder ser “contemplado” no seu interior o presépio.

O SDCIA apresenta quatro objetivos para a sua caminhada de preparação para o Natal, como: “Preparar, na alegria, a vinda de Jesus Cristo; Motivar à mudança de vida – conversão pela oração mais intensa, pela celebração do sacramento da reconciliação e pelo assumir de novas atitudes”.

O Secretariado Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência de Santarém que pretende uma campanha “dinâmica em encontro de catequese, em família e em comunidade” propõe um “compromisso concreto e o desafio à oração e celebração”.

O símbolo do ‘coração’ para além de ser feito nas eucaristias dominicais, para tornar visível a caminhada, as famílias são “desafiadas” a construírem o mesmo gesto em casa.

A celebração da Reconciliação é outra das propostas e, “dentro do possível”, as paróquias são convidadas a proporcionar este sacramento na segunda semana do Advento.

A campanha de Advento do SDCIA para além do tema da Misericórdia, centra-se também na visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima que vai estar na Diocese de Santarém de 03 a 17 de janeiro 2017 e, neste contexto, há também a proposta de se elaborar um painel para esta visita.

Neste contexto, os fiéis escalabitanos são convidados a dar uma “atenção especial” a Nossa Senhora de Fátima na quarta semana do Advento.

“Teremos um gesto por parte da comunidade, e um apelo especial para que, ao longo dessa semana, seja rezada em família a oração do Rosário”, incentiva o guião desta caminhada, disponível no sítio online do Secretariado Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência de Santarém.

No âmbito da caridade, os “mais pequenos”, até ao 6.º volume, são convidados a participar na Campanha da Infância Missionária, para as Crianças da América com os mealheiros a “serem entregues na celebração da Epifania”.

Os restantes catequisandos são convidados a participar na campanha ‘10 Milhões de Estrelas – Um gesto pela Paz”, da Cáritas Portuguesa, e na noite de Natal a fazerem uma partilha (um post) na rede social Facebook alusivo a esta celebração.

CB/LFS

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR