«Vatileaks»: Porta-voz do Vaticano nega investigações a cardeais

Cidade do Vaticano, 10 nov 2015 (Ecclesia) – O porta-voz do Vaticano disse hoje que é “absolutamente falso” que cardeais ou outros prelados estejam a ser investigados no âmbito do caso de fuga e publicação de informações confidenciais da Santa Sé.

“Não tem qualquer fundamento o que é referido nalguns artigos, segundo os quais nos últimos dias – no quadro das investigações que decorrem no Vaticano – teriam sido ouvidos alguns cardeais ou outros prelados: é absolutamente falso”, assinala o padre Federico Lombardi, em resposta a questões levantadas por jornalistas.

O diretor da sala de imprensa da Santa Sé negou ainda que D. Giuseppe Bertello, presidente do Governatorado do Estado da Cidade do Vaticano, tenha contactado autoridades italianas a respeito da fuga de documentos.

A 2 de novembro, o Vaticano anunciou a detenção de monsenhor Lucio Angel Vallejo Balda e de Francesca Chaouqui, respetivamente secretário e membro da Comissão relativa ao estudo e orientação sobre a organização das estruturas económico-administrativas da Santa Sé (COSEA), instituída pelo Papa em julho de 2013 e posteriormente dissolvida, após cumprir o seu mandato.

O padre Lombardi confirmou depois que os dados revelados nos livros ‘Via Crucis’, de Gianluigi Nuzzi, e ‘Avarizia’, de Emiliano Fittipaldi, publicados na Itália, têm a sua origem na COSEA.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top