Iraque: Patriarca protesta contra lei que promove islamização dos menores

Lisboa, 10 nov 2015 (ECCLESIA) – O patriarca iraquiano Louis Sako, da Igreja Caldeia, convocou uma manifestação que decorre hoje em Bagdade para protestar contra a lei que impõe a passagem automática à religião islâmica de menores, quando um dos pais se torna muçulmano.

“Este procedimento é discriminatório por excelência, com indiferença face aos valores da civilização iraquiana e para os que são considerados como os primeiros cidadãos do país, o que se atenta contra a unidade nacional, bem como o equilíbrio social e o pluralismo religioso”, refere a declaração do responsável, enviada à Agência ECCLESIA.

A manifestação conta com o apoio de cristãos de diversas confissões e militantes de várias fações políticas, representantes de organizações da sociedade civil e de minorias religiosas.

O primaz da Igreja caldeia, comunidade católica que remonta aos primórdios do Cristianismo, observa que o novo ordenamento jurídico viola os artigos da Constituição iraquiana que protegem os cidadãos de qualquer discriminação.

Nesse sentido, D. Louis Sako pede ao presidente iraquiano, Fuad Masum, que a lei seja alterada no Parlamento.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top