Diz o bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos
Porto, 07 nov 2015 (Ecclesia) – O bispo do Porto classificou a Semana dos Seminários como um tempo para toda a Igreja Católica realçar junto das crianças, adolescentes e jovens o “valor e importância da vocação sacerdotal” e para “dar a conhecer” os Seminários.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, D. António Francisco dos Santos convida “pais, párocos, catequistas e educadores cristãos” a “atenderem e acompanharem” os mais novos “no seu itinerário de fé e discernimento”.
Recorda depois que “a missão de formar pastores é de toda a Igreja e a favor de toda a Igreja”, pelo que compete às paróquias, comunidades e famílias empenharem-se nesta missão, em primeiro lugar rezando “com persistência” por novas vocações de vida consagrada.
O prelado enaltece ainda o esforço de todos quantos “vivem e trabalham” nos Seminários, desde os “seminaristas” às “equipas formadoras”, passando pelos “colaboradores, amigos e beneméritos” daquelas instituições.
Para o bispo do Porto, esta Semana dos Seminários deve ser também “de gratidão” para todas essas pessoas, com a consciência “da delicadeza da missão e do peso do trabalho que a Igreja lhes confia”.
A Semana dos Seminários 2015 começa este domingo e tem como tema “Olhou-os com misericórdia”, em ligação ao Ano Jubilar da Misericórdia que a Igreja Católica vai promover a partir de 8 de dezembro.
JCP