Porto, 23 out 2015 (Ecclesia) – A Revista de Bens Culturais da Igreja «Invenire» editou um número especial dedicado aos estudos sobre manuscritos iluminados em Portugal, apresentada, esta terça-feira, no paço episcopal do Porto.
Através do primeiro número especial, intitulado «Fiat Lux», a revista «Invenire» prossegue os seus objetivos iniciais “de valorização e divulgação do vasto património cultural, artístico e documental da Igreja Católica em Portugal”.
Apresentada por Saúl António Gomes, professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, este número especial com 130 páginas “traz a público alguns mistérios do nosso património”, comentou o apresentador.
A revista, coordenada por Fernanda Maria Guedes de Campos, contém estudos sobre calendários medievais e manuscritos jurídicos iluminados.
Com este primeiro número especial, a Revista «Invenire», esditada pelo Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja, fortalece “os seus contributos na atualização rigorosa do conhecimento em torno deste valioso património”.
A «Fiat Lux» reúne 14 estudos, centrados nos diversos aspetos da iluminura, a arte de ilustrar o livro manuscrito, uma marca indelével da presença da Igreja na História e na Cultura ao longo de séculos
A publicação com características distintas das da regular sequência semestral (unidade temática; coordenação especializada; comissão científica; 130 páginas; tiragem reduzida), reúne uma série de artigos da autoria de diversos especialistas, baseados em investigações originais.
LFS