Vaticano: Papa encontrou-se com refugiados iraquianos

Cidade do Vaticano, 07 out 2015 (Ecclesia) – O Papa cumprimentou hoje no Vaticano 32 refugiados iraquianos que conseguiram chegar à Suécia, em fuga da violência no seu país.

O jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’, revela que o grupo estava acompanhado pelo padre Rami Alkabalan, do Patriarcado de Antioquia dos sírios, junto de 50 voluntários do corpo italiano de socorro da Ordem de Malta, que participaram em ações de acolhimento dos migrantes no Mediterrâneo.

A situação das famílias cristãs no Médio Oriente, afetadas pelos conflitos na Síria e no Iraque, bem como pelas perseguições do autoproclamado ‘Estado Islâmico’, tem sido debatida no Sínodo dos Bispos.

O patriarca siro-católico Inácio Youssif III falou de uma situação de “perseguições e guerras civis” que coloca em causa a “própria existência enquanto tal.

“Não falo de famílias, de indivíduos, de casais, mas da nossa família cultura, do nosso património sírio que está ameaçado, milhares de famílias foram escorraçadas das suas terras e não sabemos quando ou se vão voltar”, disse à Rádio Vaticano.

O responsável denuncia a existência de “muitos mercenários” que estão a combater no terreno e se “infiltram entre os civis”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top