Representantes das conferências episcopais da Europa reunidos pela primeira vez na Terra Santa
Cidade do Vaticano, 12 set 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco enviou uma mensagem aos bispos do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e desejou que a Assembleia Geral, até dia 16 de setembro, seja um “momento forte de oração e solidariedade”.
“Rezo para que esse tempo passado juntos, em que vocês refletem sobre a vida da Igreja nos vossos países, seja sobretudo um momento forte de oração e solidariedade”, escreveu Francisco aos bispos reunidos desde esta sexta-feira na Terra Santa.
Na mensagem enviada ao Presidente do CCEE, o cardeal Péter Erd?, arcebispo de Budapeste, o Papa desejou que o encontro possa renová-los “na santidade de vida e no zelo apostólico daqueles que lhes foram confiados”.
O Papa revelou também que espera que a Assembleia Geral do Conselho das CCEE possa “reavivar” o frescor do Evangelho a partir do qual “nascem caminhos novos, métodos criativos, outras formas de expressão, sinais mais eloquentes e palavras cheias de significado renovado para o mundo atual”.
Segundo a Rádio Vaticano, foi ainda pedido aos prelados que rezem pelo Sínodo Ordinário dos Bispos sobre a Família, entre 4 e 25 de outubro, no Vaticano, para que a Igreja possa dar uma “resposta urgente e generosa às necessidades da família”.
Portugal está representado pelo bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, e pelo secretário da Conferência Episcopal, padre Manuel Barbosa.
Representando a Igreja Católica em 45 países europeus, o Conselho das Conferências Episcopais Europeias é composto pelos presidentes das 33 conferências episcopais, os arcebispos do Luxemburgo e do Principado do Mónaco, o bispo do Chipre dos Maronitas e ainda o bispo de Chisinau, da República da Moldávia, o Eparch de Mukaschevo e administrador apostólico da Estónia.
RV/CB