«Ad Limina»: «Não é possível ser de Cristo e pretendermos viver fora da Igreja », afirmou D. António Francisco

Bispo do Porto presidiu à Missa na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma

Paulo Rocha, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano

Roma, 11 set 2015 (Ecclesia) – O bispo do Porto afirmou hoje na homilia da Missa que presidiu na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, que o segredo “mais difícil” dos cristãos é “ser de Cristo” e “ser da Igreja”.

“Não é possível amar a Cristo sem amar a Igreja, não é possível ouvir Cristo sem ouvir a Igreja, não é possível ser de Cristo e pretendermos viver fora da Igreja”, afirmou D. António Francisco na Missa celebrada numa das quatro Basílicas Papais, no âmbito da visita “ad Limina”.

“É a Igreja que nos traz Cristo e é esse o segredo da nossa missão e porventura o mais difícil”, sublinhou.

Para o bispo do Porto, sem a Igreja a relação com Cristo fica à mercê da “imaginação”, “interpretações”, “rumores ou interesses” de cada um.

“Estamos aqui para que Maria, Mãe de Deus e Mãe da Igreja, nos inspire, nos ajude, abençoe e nos incentive nas nossas missões. Ela é a nossa mãe, a estrela da nova evangelização e a mãe da missão”, sublinhou.

Para o bispo do Porto, é necessário “abrir o coração à fé em Deus”, não apenas numa atitude crente, mas na disposição de aprender com Ele a definir os projetos de cada um.

“Precisamos de abrir o nosso coração à fé em Deus, não apenas de quem acredita n’Ele, mas de quem aprende com ele a fazer os nossos os seus projetos, para que sejam seus também os nossos projetos”, sustentou.

Na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, D. António Francisco lembrou a Igreja em Portugal, nomeadamente os que mais precisam.

“Queremos fazer das nossas dioceses verdadeiras ‘mães’ que abram as suas portas com coragem, com ternura, sobretudo àqueles que mais sofrem e àqueles que mais precisam”, referiu.

“Que a partir daqui se renove e recomece a nossa missão como soube fazer o Papa Francisco no início do seu ministério”, afirmou D. António Francisco.

Os bispos de Portugal estão a realizar a visita ‘ad Limina’ ao Vaticano desde segunda-feira, com um programa que inclui encontros com os diferentes organismos da Santa Sé e termina este sábado com a celebração da Missa no Pontifício Colégio Português.

PR

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR