Refugiados: Vaticano pede proteção para cristãos no Médio Oriente

Santa Sé participou em conferência dedicado às vítimas da violência étnica e religiosa

Paris, 08 set 2015 (Ecclesia) – O secretário do Vaticano para as relações com os Estados apelou hoje em Paris à mobilização da comunidade internacional para a defesa dos cristãos do Médio Oriente.

D. Paul Richard Gallagher falava durante a conferência sobre as vítimas de violência étnica e religiosa no Médio Oriente, que decorreu na capital francesa, sublinhando a urgência de “enfrentar o fenómeno do terrorismo e favorecer o diálogo inter-religioso”.

“Desde o ano passado, temos testemunhado em particular atrocidades inauditas que são perpetrados por diferentes elementos no Médio Oriente, que levaram milhares de cristãos e pessoas pertencentes a outras minorias religiosas e étnicas a deixar as suas próprias casas”, alertou.

O responsável diplomático da Santa Sé lembrou todos os que tiveram de fugir em “condições de precariedade, tendo de suportar grandes sofrimentos físicos e morais”.

D. Paul Richard Gallagher defendeu que estão em causa “princípios fundamentais” como “o valor da vida, a dignidade humana, a liberdade religiosa, a paz e a harmonia”.

De acordo com o secretário do Vaticano para as relações com os Estados, é preciso “garantir o direito dos refugiados de regressar ao seu país de origem e a viver com dignidade e segurança”.

Outra necessidade é a “sensibilização da comunidade internacional para fazer face à emergência humana”, bem como a promoção do “diálogo inter-religioso, que constitui um antídoto contra o fundamentalismo”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top