«Ad Limina»: Bispo do Porto escreve à diocese após encontro com o Papa Francisco

Cidade do Vaticano, 08 set 2015 (Ecclesia) – O bispo do Porto escreveu uma mensagem à diocese após o encontro com o Papa desta segunda-feira, na qual recorda o conselho “insistente” de Francisco aos bispos para darem prioridade “à oração e à pregação”.

A mensagem é assinada por D. António Francisco dos Santos, pelos seus auxiliares  – D.

António Bessa Taipa, D. João Lavrador, e D. Pio Alves – e por D. João Miranda, bispo auxiliar emérito.

O texto realça que é de extrema importância a oração e a pregação através da “palavra e pelo testemunho de vida”.

O diálogo estabelecido na “espontaneidade”, a “partilha fraterna” entre os bispos com o Papa Francisco e o “sentido comum da missão evangelizadora” testemunha o “compromisso de todos pelo bem comum da humanidade”, lê-se na missiva enviada à Diocese do Porto.

A mensagem que o Papa confiou aos bispos é “um convite” a agradecer “a Deus o bem realizado pela Igreja em Portugal” e a valorizar o que os portugueses têm “de bom”, reforça.

Os bispos recordam que esta quarta-feira se celebra a dedicação da catedral diocesana.

“Somos convidados a celebrar este dia em íntima comunhão com o Papa Francisco. Com o seu testemunho e com a sua palavra, ele incentiva-nos a vivermos também nós, no Porto, esta hora de renovação da Igreja”, assinala o documento, enviado à Agência ECCLESIA.

A visita ‘ad Limina’ da Conferência Episcopal Portuguesa iniciou-se esta segunda-feira com encontros dos bispos de Portugal com o Papa, em dois grupos, e prossegue esta semana, incluindo celebrações nas quatro basílicas papais, reuniões nos organismos da Cúria Romana e a participação na audiência geral desta quarta-feira.

LFS/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top