«Ad Limina»: D. Manuel Clemente agradece «estímulo forte e seguro» do Papa

Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa sublinhou processo de renovação iniciado nos últimos anos

Cidade do Vaticano, 07 set 2015 (Ecclesia) – O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Manuel Clemente, agradeceu hoje no Vaticano o “estímulo forte e seguro” do Papa Francisco às comunidades católicas de Portugal.

“O modo como Vossa Santidade cumpre o ministério petrino, as palavras, os gestos e as atitudes com que o faz constantemente, são para nós e para os católicos de Portugal um estímulo forte e seguro para servir evangelicamente os nossos compatriotas”, disse, durante a audiência concedida por Francisco aos bispos portugueses, no âmbito da visita ‘Ad Limina’ da CEP, que se iniciou esta manhã.

Num discurso proferido em italiano, na Sala Clementina, o cardeal-patriarca de Lisboa manifestou o compromisso de estar “cada vez mais presentes no mundo e nos grandes problemas que o afligem”.

D. Manuel Clemente recordou o percurso promovido pela Igreja Católica em Portugal após a última visita ao Papa (então Bento XVI) e às instituições da Santa Sé, em novembro de 2007, para uma “autêntica iniciação cristã” dos fiéis, “em termos de conversão evangélica e de inserção na comunidade”.

Nesse sentido, recordou a Nota Pastoral de abril de 2013 sobre a renovação pastoral da Igreja em Portugal, que recolhe elementos de uma “reflexão eclesial” alargada e apresenta vários pontos para a sua concretização.

O Papa Francisco, no discurso que entregou aos bispos, elogiou este “zelo pastoral” e as “múltiplas iniciativas empreendidas”.

“De grande utilidade pelo seu realismo interpelador, se revelou a sucessiva auscultação geral da fé e das crenças do vosso povo, que teve uma primeira resposta geral na Nota Pastoral Promover a Renovação da Pastoral da Igreja em Portugal”, acrescentou.

D. Manuel Clemente agradeceu ao Papa pelo seu magistério, que reforça o caminho de “comunhão e missão” das comunidades católicas portuguesas, numa “conversão missionária”.

O cardeal-patriarca de Lisboa elogiou também a proposta de “ecologia integral” que Francisco apresentou na sua encíclica ‘Laudato si’.

“Pode contar connosco, Santo Padre”, concluiu.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top