Vaticano: Papa defende diálogo da Teologia com a sociedade

Cidade do Vaticano, 04 set 2015 (Ecclesia) – O Papa enviou uma mensagem aos participantes do Congresso Internacional de Teologia em Buenos Aires, que se encerrou na quinta-feira (03/09), na qual apela ao diálogo com a sociedade

Francisco recorda que o teólogo é principalmente filho do seu povo, que “encontra as pessoas, as histórias”, conhece “a tradição”, e é também “um fiel”, que “tem experiência de Jesus Cristo, e descobriu que sem Ele não pode viver”.

É ainda um profeta porque, refletindo “a tradição que recebeu da Igreja”, “mantém viva a consciência do passado”, criando o convite ao futuro, em que Jesus derrota a autorreferencialidade e a falta de esperança.

Neste contexto, é fundamental a tradição da Igreja, definida como “rio vivo” que remonta às origens e se projeta em direção ao futuro, que “irriga” terras diferentes, e “alimenta” várias áreas geográficas do mundo.

A tarefa do teólogo, acrescentou o Papa, é “discernir”, “refletir” sobre o que significa ser um cristão de hoje, em particular num contexto de multiculturalismo, relativismo e globalização que, às vezes, “minimizam” a dignidade da pessoa, “tornando-a uma mercadoria de troca”.

RV/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top