China: Primeira ordenação pública de um bispo em três anos

Lisboa, 06 ago 2015 (Ecclesia) – A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) dá destaque à “primeira ordenação pública” de um bispo na China, em comunhão com a Santa Sé, desde o início do pontificado do Papa Francisco.

“Quando D. Joseph Zhang yinlin, de 44 anos, foi ordenado bispo de Anyang, na Província de Henan, compreendeu-se que o diálogo reiniciado entre o Vaticano e Pequim, em junho de 2014, está a começar a dar frutos”, assinala a fundação pontifícia.

Segundo a AIS, D. Joseph Zhang yinlin, é considerado uma “figura dialogante” e vai como principal missão “continuar a reforçar” a presença da Igreja Católica na diocese, bem como manter ativo o “diálogo” com o governo provincial.

Esta diocese presta um “inestimável serviço” à comunidade, na assistência médica especializada na área da oftalmologia, gerindo um hospital e um jardim-de-infância, e conta também com a presença de mais de uma centena de religiosas.

Na ordenação pública do novo prelado, a 4 de agosto, estiveram também presentes três bispos, em comunhão com Roma: D. Shen Bin de Haimen e D. Wang Renlei Xuzhou, de Jiangsu, e D. Yang Yongqiang Zhoucun, da Diocese de Shandong.

Esta foi a primeira ordenação pública desde 7 de julho de 2012 que “ficou na história pela detenção do próprio bispo”.

D. Thaddeus Ma Daqin, bispo auxiliar de Xangai, renunciou publicamente “qualquer ligação à Associação Patriótica Católica”, controlada pelo Governo de Pequim, e “nunca mais foi visto em público”, permanecendo em prisão domiciliária, contextualiza a AIS.

AIS/CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR