Hoje depois da audiência geral com o peregrinos
Roma, 05 jul 2015 (Ecclesia) – Os escuteiros do Agrupamento 837 Madalena de Cem Soldos, do Corpo Nacional de Escutas, entregaram hoje ao Papa Francisco um tabuleiro das festas em honra ao Espírito Santo de Tomar, no final da audiência pública de quarta-feira.
“O tabuleiro era vistoso e bastante grande. O Papa Francisco quando se aproximou benzeu o tabuleiro e fiz sinal que era para ele. E fez uma cara de admiração: ‘Para mim?!’”, recordou o chefe do Agrupamento 837 de Cem Soldos, no Concelho de Tomar.
À Agência ECCLESIA, o chefe António Clemente disse que nesta ocasião o Papa cumprimentou-o, abençoou-o e teve a oportunidade de explicar “que o tabuleiro estava enquadrado na festa em honra do Espírito Santo, que tem lugar em Tomar, Portugal”.
O responsável revela que alguns escuteiros “mais pequenos” do agrupamento já tinham escrito uma carta a Francisco onde explicavam “o que era a Festa dos Tabuleiros”.
Segundo o entrevistado, o encontro desta manhã foi “muito especial” e todos os escuteiros “ficaram entusiasmados”, apesar de apenas 4 dos 37 que participam nesta atividade terem estado diretamente com Francisco.
“Todos os outros quando viram que voltamos sem as prendas ficaram muito contentes e em grande alegria. Estávamos com uma grande expectativa”, acrescentou, depois da audiência pública na Ala Paulo VI.
Para além do tradicional tabuleiro das festas em honra ao Espírito Santo, oferecido por “alguns artesãos de Tomar e pela câmara municipal”, os escuteiros de Cem Soldos ofereceram ao Papa “algumas lembranças da aldeia e do Festival Bons Sons”.
A passagem pelo Vaticano insere-se numa atividade do Agrupamento 837 Madalena que tem como tema ‘Por trilhos de Francisco’, onde estão a seguir os passos do Papa argentino e de Francisco de Assis, cidade que vão visitar esta quinta-feira.
“Hoje ainda vamos visitar o museu do Vaticano e a Capela Sistina”, adiantou o responsável, sobre a atividade que termina esta sexta-feira, dia 7 de agosto.
Desde o dia 1 de agosto, quando viajaram de Portugal, já visitaram as Catacumbas de São Sebastião, que é o padroeiro do Agrupamento 837 e da Paróquia de Cem Soldos, a Basílica de São Pedro e a de São Paulo que “são patronos de algumas das secções dos escuteiros”.
“Tem sido uma atividade direcionada para a vertente religiosa dos escuteiros onde cada um conhece melhor os santos que nos dizem respeito e nos sítios onde também fizeram história”, desenvolveu António Clemente.
O chefe do Agrupamento 837 Madalena de Cem Soldos considera que esta experiência “tem sido única”, uma atividade “muito boa” onde o escutismo e companheirismo tem prevalecido e o aspeto espiritual “está a fazer muito bem a todos”.
CB