Santuário de Fátima vai apresentar «Tropário para uma pastora de ovelhas mansas», em abril de 2016
Fátima, Santarém, 23 jul 2015 (ecclesia) – O Santuário de Fátima vai promover um concerto, no dia 3 de abril de 2016, para apresentar um programa musical inédito, da autoria de seis compositores portugueses, com “fragmentos das memórias da Irmã Lúcia”.
“Tropário para uma pastora de ovelhas mansas. Ciclo para Coro, Piano e Acordeão sobre fragmentos das memórias da Irmã Lúcia” é o título do projeto, coordenado pelo compositor Alfredo Teixeira, informa um comunicado do Centro de Comunicação Social (CCS) do Santuário de Fátima.
“O guião desta obra reúne excertos de dois textos: ‘Memórias da Irmã Lúcia’, e ‘Como vejo a Mensagem através dos tempos e dos acontecimentos’. Os excertos articulam-se a partir de seis unidades temáticas: Memória, O Anjo, A Senhora, Francisco, Jacinta, Adeus”, explica Alfredo Teixeira em entrevista ao CCS.
“Chamei ‘tropo’ a cada um destes momentos, evocando uma técnica literária e musical, conhecida na cultura europeia, que se pode descrever como um processo de interpolação de elementos de proveniências heterogéneas”, esclarece.
Cada tropo, num total de seis, foram musicados por compositores portugueses, nomeadamente João Madureira, Alfredo Teixeira, Sérgio Azevedo, Nuno Côrte-Real, Rui Paulo Teixeira e Carlos Marecos (na foto), refere o Santuário de Fátima.
A apresentação do tropário vai decorrer no dia 3 de abril de 2016, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, às 15h30, pelo Grupo Vocal Officium, sob a direção do maestro Pedro Teixeira, com Octávio Martins no acordeão e João Lucena e Vale no piano.
CCS/PR