Algarve: Bispo destaca «amor a Cristo» para «eficácia e a fecundidade» do ministério sacerdotal

D. Manuel Quintas ordenou novo padre diocesano

Loulé, Faro, 30 jun 2015 (Ecclesia) – O bispo do Algarve ordenou um novo sacerdote da diocese e defendeu que “este dom” se acolhe no “amor sem reservas a Cristo” traduzido no “serviço quotidiano em apascentar o seu povo”.

“A eficácia e a fecundidade do nosso ministério não depende do muito que possamos promover ou realizar mas sim da pureza da nossa fé, da intensidade do nosso amor a Cristo”, disse D. Manuel Quintas, na homilia da celebração.

A Eucaristia de ordenação do padre Nelson Rodrigues, de 26 anos, natural da Conceição de Faro, realizou-se este domingo, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Loulé.

O bispo do Algarve destacou que a diocese devia estar com o “coração em festa” e grata ao “Senhor pelo dom” do novo presbítero para a Igreja.

Ao novo sacerdote, o prelado explicou que no exercício do ministério “o mais importante não são os meios, os instrumentos” que vai usar para transmitir a mensagem, onde se incluem as qualidades naturais desenvolvidas ou adquiridas ao longo da sua caminhada.

“A sua importância é proporcional à eficácia com que facilitam a compreensão, o acolhimento, o seguimento e a identificação com Cristo e com os valores do evangelho. É este o conteúdo da mensagem que deve ser acolhido e recordado e não o meio utilizado para a sua transmissão”, desenvolveu.

Segundo o jornal diocesano ‘Folha de Domingo’, o bispo do Algarve apelou a uma Igreja em saída que “vive a tensão da missão” para “anunciar, testemunhar e contagiar”.

“Perder esta tensão equivale a enveredar pela instalação e acomodamento, pelo caminho da infidelidade, contrário ao do Espírito que impele e envia, uma Igreja descentrada de si mesma para se centrar em Cristo”, alertou, incentivando a que seja privilegiada a “pastoral do acolhimento e do encontro”.

D. Manuel Quintas aproveitou ainda a ordenação sacerdotal do diácono Nelson Rodrigues para desafiar os jovens a não terem “medo de se consagrar a Cristo” e a todos os fiéis presentes no santuário de Nossa Senhora da Piedade que não esmoreçam na oração pelas vocações.

FD/CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top