Igreja/Cultura: Museu Nacional de Arqueologia acolhe exposição de Arte Copta e do Oriente Cristão

Lisboa, 19 jun 2015 (Ecclesia) – O Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, acolhe a partir de hoje uma exposição de Arte Copta e do Oriente Cristão, que vai estar patente até 6 de setembro.

A inauguração, marcada para as 18h00, conta com a presença do diretor-geral do Património Cultural, o diretor do Museu Nacional de Arqueologia e o diretor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

Segundo este último, padre João Lourenço, a mostra apresenta “verdadeiros tesouros da antiguidade cristã, preservados ao longo dos séculos”, esperando que muitos visitantes queiram conhecer este património.

Adel Sidarus, da Associação Francófona de Coptologia, explica à Agência ECCLESIA que os visitantes vão poder encontrar “peças coptas, etíopes e moçárabes”.

A iniciativa começa num momento em que a Faculdade de Teologia da UCP promove, até sábado, as ‘Jornadas de Estudos Coptas e do Oriente Cristão’ para dar a conhecer um património desconhecido no Ocidente.

A reitor da UCP, Maria da Glória Garcia, elogiou a “feliz parceria” que permitiu a presença de “inúmeras outras entidades” nestas jornadas, referindo que o conhecimento do Oriente cristão é “um tema simultaneamente histórico e de atualidade”.

“A liberdade da fé é uma liberdade que irmana, que une”, assinalou, na abertura dos trabalhos.

Para Maria da Glória Garcia, compreender no Ocidente cristão o Oriente, “nas suas complexidades e perplexidades”, é uma “desafiante peregrinação interior”.

Nathalie Bosson, presidente da Associação Francófona de Coptologia, sublinhou a “forte amizade” entre as várias instituições envolvidas nestas iniciativas, que procuram “manter viva” o património copta (Egito).

As jornadas terminam este sábado com uma Missa em rito moçárabe, às 18h30, na Sé de Lisboa.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top