Lisboa, 17 jun 2015 (Ecclesia) – As dioceses de Bragança-Miranda e de Braga promovem, respetivamente esta quinta e sexta-feira, conferências de apresentação da nova encíclica do Papa Francisco dedicada ao ambiente, intitulada ‘Laudato si, sobre o cuidado da casa comum’.
A Diocese de Bragança-Miranda organiza uma sessão com a presença do seu bispo, D. José Cordeiro, e o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, esta quinta-feira, às 21h00, no salão da Casa Episcopal, em Bragança.
A diocese transmontana convidou também uma docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Conceição Martins, o fundador e presidente do GEOTA, João Joanaz de Melo, o secretário-geral da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás os Montes, Rui Caseiro e o padre Fernando Calado Rodrigues.
Neste contexto, a Arquidiocese de Braga organiza uma conferência de imprensa de apresentação do novo documento do Papa com a presença de D. Jorge Ortiga, o presidente do Centro Regional de Braga, da Universidade Católica Portuguesa, João Duque, e Isabel Varanda, professora da Faculdade de Teologia.
A conferência de imprensa desta sexta-feira está marcada para as 10h00, junto ao lago do Bom Jesus.
‘Laudato si, sobre o cuidado da casa comum’ é o título da encíclica que vai ser lançada esta quinta-feira às 12h00 (11h00 em Lisboa) no Vaticano.
A sua apresentação cabe ao presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, cardeal Peter Turkson; do metropolita de Pérgamo, Ioannis Zizioulas, representante do Patriarcado Ecuménico e da Igreja Ortodoxa; de John Schellnhuber, cientista do Instituto Potsdam para a Investigação da Impacto Climático (Alemanha) e autor da proposta de limitar o aumento médio de temperatura em 2º; e a economista Carolyn Woo, natural de Hong Kong e presidente do ‘Catholic Relief Services’ (EUA), congénere norte-americana da Cáritas.
A encíclica é o grau máximo das cartas que um Papa escreve; entre os principais documentos do atual pontificado estão a encíclica ‘Lumen Fidei’ (A luz da Fé), que recolhe reflexões de Bento XVI, e a exortação apostólica ‘Evangelii Gaudium’ (A alegria do Evangelho), estando a decorrer um Sínodo sobre a Família, em duas sessões.
A expressão 'Laudato si' (louvado seja) remete para o 'Cântico das Criaturas' (1225), de São Francisco de Assis, o religioso que inspirou o Papa argentino na escolha do seu nome, após a eleição pontifícia.
CB/OC