Vila Nova de Famalicão, Braga, 16 jun 2015 (Ecclesia) – O arcebispo primaz de Braga destacou que a “identidade cultural e popular de Famalicão” também está passa pela devoção da população a Santo António e pediu que sigam o seu exemplo levando “pão” a quem precisa.
“Cada um de nós deverá oferecer permanentemente «pão» a quem dele necessitar que pode ser alimento, habitação, educação ou outra necessidade”, disse D. Jorge Ortiga na homilia da tradicional Eucaristia em honra do santo português.
O prelado exortou a população do arciprestado de Vila Nova de Famalicão a seguir o exemplo do santo franciscano que foi “fermento e luz e brilhou no meio do mundo”, através das palavras e da ação.
O arcebispo de Braga explicou ainda que Santo António se impôs aos olhos dos seus contemporâneos como “homem de fé operativa” e frisou que “evangelizar passa pela palavra mas também pelo testemunho”, fazendo referência ao Programa Pastoral da Arquidiocese, este ano dedicado à temática da Fé Vivida.
O sítio online da Arquidiocese de Braga informa que durante a tarde, do dia 13 de junho, realizou-se a procissão em honra de Santo António, inserida nas festas da cidade, as “Antoninas”.
CB/OC