Porto, 15 jun 2015 (Ecclesia) – A Santa Casa da Misericórdia do Porto, o Jornal de Notícias e a Águas do Porto vão assinar esta terça-feira um protocolo de cooperação para “voltar a editar” o JN em Braille.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Misericórdia do Porto informa que o Jornal de Notícias em Braille vai ser produzido no Centro Professor Albuquerque e Castro (CPAC) que tem como objetivo “produzir livros, publicações e outros materiais” em braille, para tornar “acessível a informação, a cultura e a literacia às pessoas cegas”.
Segundo a Misericórdia do Porto, a Águas do Porto, no âmbito da sua responsabilidade social, vai “financiar” a recuperação deste projeto de “integração social” comparticipando com a reedição do Jornal de Notícias em Braille, “já a partir do mês de julho”, ao longo de um ano.
A primeira edição deste jornal específico foi publicada em maio de 1994 com o objetivo de dar resposta a uma necessidade que a população invisual “vinha a sentir” por “não ter acesso” a praticamente nenhuma informação noticiosa escrita.
A Santa Casa da Misericórdia do Porto recorda que o JN assumiu a produção de edições mensais em braille, “com artigos de fundo, mais abrangentes, e uma evidente ênfase em questões sociais”.
A tiragem inicial de cerca de 950 exemplares eram distribuídos gratuitamente pelos assinantes do CPAC, depois o JN em Braille passou a ser publicada de dois em dois meses até que foi “interrompido em dezembro de 2013”.
CB/OC