Igreja/Desporto: Igreja na Argentina alerta contra a exploração e tráfico de pessoas na «Copa América»

Buenos Aires, 12 jun 2015 (Ecclesia) – A Igreja Católica na Argentina lançou uma campanha de sensibilização e alerta contra o tráfico de pessoas, aproveitando a ‘Copa América 2015’, que começou esta quinta-feira e termina a 4 de julho no Chile.

“Os eventos desportivos têm muitas características positivas que coincidem com os ensinamentos da Igreja”, assinala o comunicado conjunto da Comissão Episcopal Justiça e Paz e da Comissão das Migrações e Turismo.

Os organismos da Conferência Episcopal da Argentina (CEA) denunciam, no entanto, que nos eventos desportivos massas aumentam “os riscos de exploração sexual e laboral” dando como exemplos os Mundiais de Futebol da Alemanha (2006) e da África do Sul (2010) onde esta realidade aumentou “respetivamente 30 e 40%".

“Deixe o tráfico em for-de-jogo” é o slogan da iniciativa desta iniciativa que une várias organizações da Igreja e da sociedade civil, convocadas pelos seus promotores, e convida a não à denúncia destas situações através de números gratuitos criados especialmente nos dois países: 134 (Chile) e 145 (Argentina).

‘Nesta Copa América, e sempre, diga não ao tráfico’, ‘Cartão vermelho à exploração sexual’ e ‘Expulsão para a exploração do trabalho e o tráfico de órgãos’ são outras frases de ordem e apelo criadas para a 44.ª edição do principal torneio entre seleções organizado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL)

Nas cidades que recebem jogos das 12 seleções em prova na ‘Copa América’ vão ser distribuídas mensagens relacionadas ao tema e as comissões criaram uma página na rede social Facebook ‘Sem Tráfico e Exploração’, para este efeito.

“Contribuímos todos para prevenir e alertar para um flagelo tão grande e dolorosa que afeta milhões de pessoas em todo o mundo", disse um dos organizadores da campanha, divulga a CEA no seu sítio na internet.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top