Leiria, 08 jun 2015 (Ecclesia) – Os escuteiros da Diocese Leiria-Fátima, do Corpo Nacional de Escutas (CNE), celebraram 90 anos de vida com diversas atividades e uma Eucaristia presidida pelo bispo diocesano, este domingo Solenidade do Corpo de Deus.
“Sobretudo num mundo difícil como o de hoje, os escuteiros têm objetivos, criatividade, e um grande crescimento espiritual”, destacou D. António Marto que manifestou “alegria e orgulho” por ter um movimento de “excelência humana e cristã” enraizado na diocese e em “quase todas as paróquias”.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a secretaria da Comunicação e Informação da Região de Leiria revela que o ponto alto das comemorações foi a construção de uma mesa com “cerca de 200 metros onde mais de 1500 pessoas” almoçaram juntas este domingo.
“A mesa acaba por ser, perante a comunidade de Leiria, a afirmação do Corpo Nacional de Escutas enquanto movimento de ação e construção”, explicou Pedro Ascenso, o chefe regional de Leira.
A iniciativa deste sábado e domingo teve como tema o “Castel’à Escuta” e foi o culminar de um ano de atividades que assinalaram os 90 anos do CNE na região de Leiria.
Do programa da Junta Regional destaca-se o fórum sobre educação não formal, que contou com a participação da antiga ministra da Educação Isabel Alçada, e também o secretário internacional do Corpo Nacional de Escutas, Joaquim Freitas.
CB/OC