Vaticano: Capelães aeroportuários debatem «novos desafios»

Santa Sé atenta às necessidades pastorais de um meio que atualmente movimenta «mais de três mil milhões» de pessoas

Cidade do Vaticano, 11 jun 2015 (Ecclesia) – O Conselho Pontifício da Pastoral para os Migrantes promove até sábado, em Roma, um seminário mundial com capelães católicos ligados à aviação civil, provenientes de 23 países.

Segundo informações avançadas pelo serviço informativo da Santa Sé, a iniciativa tem como principal objetivo “ajudar” os participantes a “afrontarem os novos desafios” pastorais presentes num meio que atualmente movimenta “mais de três mil milhões” de pessoas.

Tem em vista “estimular a ação pastoral da Igreja nos aeroportos”, com base na análise de documentos como a Exortação Apostólica “A alegria do Evangelho”, do Papa Francisco.

Durante o seminário, os agentes das capelanias aeroportuárias vão ter inclusivamente oportunidade de se encontrarem com o Papa argentino, numa audiência prevista para esta sexta-feira.

“Entre os principais desafios” apontados pela organização do evento, no que troca à missão católica nos aeroportos “estão a atenção aos passageiros, o cuidado dispensado aos trabalhadores, o compromisso social e atenção à capela”.

“Os capelães têm a tarefa de oferecer uma presença constante e concreta aos passageiros que, mesmo em períodos transitórios, devem ter a possibilidade de um encontro pessoal com Cristo durante os deslocamentos”, pode ler-se.

A ação dos capelães deve estender-se também “aos trabalhadores aeroportuários e de voo que, sujeitos a horários variáveis, nem sempre têm a oportunidade de participar da vida paroquial”, e “também às suas famílias”.

O trabalho católico inclui também a intervenção junto dos “imigrantes irregulares retidos nos centros de detenção aeroportuários, ou nas situações de emergência quando o conforto espiritual e a solidariedade destes religiosos são indispensáveis”, frisa o gabinete informativo do Vaticano.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top