Francisco elogiou autoridades italianas
Cidade do Vaticano, 21 mai 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco elogiou hoje o papel das forças policiais na defesa dos mais fracos da sociedade, numa audiência aos familiares de profissionais feridos ou mortos em serviço, na Itália.
“Ao defender os fracos e a legalidade, encontrareis o sentido mais verdadeiro do vosso serviço e sereis um exemplo para o país, que tem necessidade de pessoas que o sirvam com desinteresse”, declarou, perante responsáveis da Polícia de Estado Italiana.
Francisco disse que estes profissionais têm uma missão repleta de “valores de especial relevância para a vida civil”, como o “sentido do dever e da disciplina” ou a “disponibilidade para o sacrifício”, inclusive da sua própria vida”.
A missão policial, acrescentou, passa pela “defesa da democracia” e o “combate à criminalidade organizada e ao terrorismo”.
“Por outro lado, nestes anos a ação da Polícia tem de dar um contributo decisivo para gerir o impacto da corrente de deslocados que chegam à Itália, procurando refúgio para guerras e perseguições”, observou Francisco.
Segundo o Papa, estes profissionais estão na “primeira linha” do acolhimento dos migrantes e da luta contra “traficantes sem escrúpulos”.
“A vossa missão exige coragem para socorrer quem se encontra em perigo e para travar o agressor. A coletividade é-vos devedora da possibilidade de viver uma vida ordenada e livre das prepotências dos violentos e dos corruptos”, defendeu.
OC