Peregrinação nacional começou na Diocese de Viseu
Tondela, Viseu, 20 mai 2015 (Ecclesia) – A Diocese de Viseu foi a primeira a acolher a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que esta terça-feira esteve no Arciprestado de Tondela onde foi acolhida por uma “extraordinária manifestação de fé”.
“A Igreja paroquial de Tondela esteve crescentemente cheia de fiéis que se iam juntando para recolherem-se em oração junto à imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima”, revela a Diocese de Viseu.
Depois, a Imagem foi transportada até ao hospital de Tondela, num “gesto de proximidade aos doentes acamados”, e porque o andor “não pôde” circular no seu interior os doentes que puderam deslocaram-se ao exterior, para os restantes foi “montado um circuito interno” que permitiu-lhes “acompanhar o momento de oração”.
Antes de regressar à Igreja Matriz de Tondela onde a imagem peregrina esteve acompanhada por “numerosos devotos” das doze paróquias do arciprestado, “segundo horário previamente estabelecido”, passou também pelo Lar da Misericórdia.
A partir das 19h00, foi o momento das crianças e jovens da catequese que através de representações do Evangelho realçaram o “papel de medianeira” de Maria nas Bodas de Caná e cenas relativas aos três pastorinhos de Fátima.
“A igreja começou a ser pequena e a romper pelas costuras, aglomerando-se muitas pessoas na zona fronteira do adro”, destaca a diocese, no seu sítio na internet.
Do programa constou também a Procissão de velas pelas ruas de Tondela e posteriormente a celebração da Eucaristia com uma “impressionante” adesão de pessoas num “ambiente de grande religiosidade e intimidade”.
A Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima hoje está no Arciprestado de Santa Comba Dão, onde estava previsto o seu acolhimento às 09h00 na igreja paroquial.
Depois da Diocese de Viseu, a imagem peregrina vai fazer o seguinte percurso pelas dioceses portuguesas, até 13 de maio de 2016: Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança-Miranda, Lamego, Coimbra, Guarda, Portalegre-Castelo Branco, Setúbal, Évora, Beja, Algarve, Santarém, Lisboa, Madeira, Aveiro, Açores, Porto, Leiria-Fátima.
No âmbito deste projeto, o Santuário de Fátima preparou um guião, disponível online, com diversos materiais de apoio que facultou às dioceses, tendo em vista a preparação e concretização dos vários momentos da visita da imagem.
CB