Bispo emérito de Setúbal recebe medalha da «Ordem de Timor-Leste» no dia da restauração da independência
Lisboa, 20 mai 2015 (Ecclesia) – D. Manuel Martins, bispo emérito de Setúbal, vai ser condecorado hoje com a medalha da Ordem de Timor-Leste, pelo papel que teve na restauração da independência deste país.
Para D. Manuel Martins, a condecoração atribuída pelo presidente da República de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, valoriza as “muitas intervenções” que realizou pela independência do país, nomeadamente junto da ONU.
Em declarações à Agência ECCLESIA, o bispo emérito de Setúbal recordou as “muitas cartas” que enviou a personalidades da Igreja Católica em Portugal e da sociedade civil para solicitar uma intervenção da ONU no território timorense.
D. Manuel Martins afirmou que as intervenções que realizou na década de 90, até à proclamação da restauração da independência do país, no dia 20 de maio de 2002, baseavam-se nos pronunciamentos do Papa João Paulo II, nomeadamente a respeito dos Balcãs.
“O Papa defendia que todos os povos que são nação, que têm uma língua, uma cultura, têm direito a decidir o seu destino, a sua soberania”, recorda.
O bispo emérito de Setúbal manifestou a sua alegria pela independência de Timor-Leste, “que era bem merecida”, “muito justa”, desejando que se construa um Estado “verdadeiramente democrático”.
“Estou convencido de que, depois deste primeiro passo, se vão criar condições para um Estado verdadeiramente democrático, onde os direitos humanos sejam respeitados e defendidos”, afirmou D. Manuel Martins.
A entrega da medalha da ‘Ordem de Timor-Leste’ a D. Manuel Martins vai decorrer esta quarta-feira, pelas 18h00, no Hotel Marriott, em Lisboa, pelas mãos da embaixadora de Timor-Leste em Portugal, Maria Natália Carrascalão.
Entre as pessoas e organizações condecoradas pelo presidente da República de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, neste dia 20 de maio, em Díli, vão estar Adriano Moreira, Luísa Teotónio Pereira, João Soares, Adelino Gomes, a rádio TSF e o o grupo de solidariedade 'A Paz é Possível em Timor-Leste'.
PR