Europa: OSCE debate violência contra cristãos

Santa Sé entre as 57 delegações presentes em Viena

Cidade do Vaticano, 18 mai 2015 (Ecclesia) – A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) está a debater em Viena, Áustria, como prevenir ou contrariar a intolerância religiosa e a violência contra cristãos no Velho Continente.

Segundo o serviço informativo do Vaticano, as estatísticas mais recentes “mostram” que a Europa tem sido palco de vários episódios de repressão contra as comunidades cristãs, que incluem “agressões, profanações de igrejas, imagens decapitadas e destruídas”.

A Rádio Vaticano cita o sociólogo italiano Massimo Introvigne, representante da OSCE para a luta contra o racismo, xenofobia e intolerância religiosa, para quem “os crimes de ódio contra os cristãos aumentam a cada ano”.

Introvigne defende “medidas contínuas e coerentes para prevenir e reprimir tais crimes”, tais como “o diálogo entre as religiões e das religiões com as pessoas que não creem e com os governos”.

Esta é a segunda vez que a OSCE organiza uma conferência deste género, depois do lançamento do projeto há quatro anos em Roma, e os trabalhos contam com 57 delegações, incluindo a Santa Sé.

O organizador da conferência revela que muitos casos de ataques contra cristãos são “descurados ou esquecidos”, ao contrário de outros episódios de ódio.

O sociólogo italiano alerta ainda para a violação da objeção de consciência em casos como o aborto ou o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

JCP/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR