Igreja: Cáritas Portuguesa felicita novo presidente da confederação internacional do organismo

Eugénio Fonseca diz que escolha revela reconhecimento do trabalho desenvolvido pela instituição

Roma, 15 mai 2015 (Ecclesia) – O presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, congratulou-se hoje com a eleição do cardeal Luis Antonio Tagle, arcebispo de Manila (Filipinas), como presidente da ‘Caritas Internationalis’.

“A eleição do cardeal de Manila é mais uma evidência, já tão revelada pelo cardeal Oscar Maradiaga, que cessa agora funções, da importância que a Igreja dá ao lugar e missão da Cáritas, considerando-a indispensável para a credibilidade evangelizadora da Igreja”, referiu o responsável, em comunicado divulgado na página da Cáritas Portuguesa na internet.

A eleição decorreu esta quinta-feira na Assembleia Geral da Cáritas Internacional, que decorre em Roma até domingo, com a participação de uma delegação de Portugal.

Recordando o trabalho do cardeal Maradiaga, após dois mandatos, Eugénio Fonseca lembrou que o presidente cessante “fez tudo para que [a Cáritas] não ficasse refém de uma organização demasiado hierárquica, mas sempre defendeu o empenho direto e responsável dos cristão leigos”.

“O novo presidente, garantiu-nos que seguiria pelo caminho já definido pelo cardeal Maradiaga, procurando, com o apoio da Cáritas de cada país, que se alcance o desígnio do Papa Francisco de sermos, cada vez mais e melhor uma ‘Igreja pobre e para os pobres’”, acrescentou.

Para o presidente da Cáritas Portuguesa, os testemunhos deixados nesta 20.ª Assembleia Geral da ‘Caritas Internationalis’ “provam que ser Cáritas é praticar um trabalho em rede, como expressão da fraternidade”.

Eugénio Fonseca adiantou que D. Luis Antonio Tagle pode contar com “toda a leal cooperação das Cáritas de Portugal".

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top