Aveiro: Bispo desafia a maior conhecimento de Santa Joana Princesa

D. António Moiteiro presidiu a Missa na Solenidade da padroeira da cidade e da diocese

Aveiro, 12 mai 2015 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro presidiu hoje na Sé à Missa da Solenidade de Santa Joana Princesa e afirmou que é necessário conhecer a vida padroeira da cidade e da diocese.

“A intensificação do processo canónico de Santa Joana Princesa, em ordem à sua canonização, é ocasião propícia para aprofundar a sua vida e obra: as razões que a levaram a ingressar no Mosteiro de Jesus, o amor à paixão de Cristo como expressão máxima do amor de Deus, o testemunho de uma vida simples e humilde e o amor aos mais pobres da cidade de Aveiro”, assinalou D. António Moiteiro, na homilia da celebração, enviada à Agência ECCLESIA.

Joana, princesa e herdeira do trono de Portugal, filha mais velha do rei D. Afonso V, nasceu em Lisboa a 6 de fevereiro de 1452; a irmã de D. João II viveu em Aveiro de 4 de agosto de 1472 até 12 de maio de 1490, data do seu falecimento.

A diocese decidiu promover este ano a reabertura do processo de canonização da beata, que o povo de Aveiro trata por ‘santa’ e que Paulo VI constitui sua padroeira, a 5 de janeiro de 1965.

“Dar a conhecer a vida de Santa Joana Princesa na sua ligação a Aveiro é um desafio a também nós vivermos os ideais a que ela consagrou toda a sua vida – o amor a Deus, no Convento de Jesus, e o amor ao próximo, nos habitantes de Aveiro”, declarou D. António Moiteiro.

O bispo convidou os presentes na Missa de hoje a “não ficar numa apatia indolente, mas procurar o que é fundamental na vida”, como Santa Joana Princesa, que “não esqueceu os mais pobres” e fez “santos à sua volta”.

“A esperança nasce da fé e protege contra o desânimo, sustenta nas dificuldades e dilata o coração na expectativa da bem-aventurança eterna. O ânimo que advém da esperança preserva do egoísmo e impele a um ‘itinerário’ novo, à felicidade da caridade”, explicou.

Após a celebração, o bispo diocesano convidou a assembleia a dirigir-se e rezar com ele junto ao túmulo de Santa Joana.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top