Igreja/Arte: A «nova dinâmica» da música católica em Espanha

Madrid, 04 mai 2015 (Ecclesia) – O Departamento da Pastoral Juvenil, da Conferência Episcopal Espanhola, promoveu o 1.º Encontro de Músicos Católicos Contemporâneos, intitulado ‘Esperança no presente’, com o objetivo de aprofundar a música ao serviço do Evangelho e analisar o trabalho desenvolvido.

“Depois deste primeiro encontro, a música católica em Espanha entra numa nova dinâmica com propostas feitas pelos próprios participantes. Começa com a criação de uma Associação Católica de Músicos Contemporâneos; uma associação de produtores de música católica; a criação de uma editora de música, de um portal genérico de música católica e a admissão de várias empresas de gestão de música secular”, informa o Serviço de Informação de Igreja Católica em Espanha (SIC).

Para além de chegar aos mais jovens, querem também abranger o “maior número de pessoas possível, através dos meios de comunicação social e redes sociais”.

Os participantes do primeiro encontro de músicos católicos contemporâneos debateram sobre “tudo” o que está relacionado com a indústria da música católica”, como: “A necessidade de um maior acompanhamento espiritual; questões relativas à formação; necessidade de aconselhamento mais profissional; direitos de autor; paralelismo com a música secular; performances; editoras católicas e América Latina”.

Segundo o SIC, objetivos como a “orientação espiritual, formação e aconselhamento profissional” foram transversais às várias apresentações, para além do facto de este ser o tempo de partilhar “inquietações e preocupações”.

Nesta reunião foi apresentado o projeto que lhe deu mote – Esperança no presente – que tentou fornecer “soluções e propostas”, no sentido de desenvolver e promover os objetivos em análise.

Deste saíram propostas desde formação, com escolas, cursos monográficos presenciais e online; a criação de diretórios de cantautores e grupos de música católicos.

Foi também proposta a animação de festivais, concertos e conferências, “motivando as realidades concretas”, como dioceses, escolas, congregações.

Com a presidência do diretor do Departamento da Pastoral Juvenil espanhol, o padre Raúl Tinajero Ramírez, este evento envolveu mais de cinquenta artistas, que representaram várias bandas, bem como produtores, músicos, e foram ouvidos vários géneros: Boleros; música latina; country; rock & rol; popular; soul e “várias formas de compreender a música de autor”.

Do painel de conferencistas da reunião, entre 24 e 26 de abril, constaram oradores como Fernando Salaverry, Marco Brusati, Javier planície, Manuel Lopez Quiroga, Manuel Munoz e o padre Damien Maria, que participou no programa de televisão espanhol "The Voice".

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top