Funchal, Madeira, 30 abr 2015 (Ecclesia) – O Conselho Presbiteral do Funchal “manifestou a vontade” que o Papa Francisco visite a “diocese ultraperiférica” em 2017, num comunicado depois da sessão ordinária presidida pelo bispo esta quinta-feira.
Neste sentido, o organismo representativo dos sacerdotes pede ao seu bispo, D. António Carrilho, que “continue” a realizar os “esforços necessários” junto da Conferência Episcopal “responsável pelo programa da visita” do Papa a Portugal para que também possa deslocar-se à Madeira.
O comunicado enquadra a deslocação de Francisco ao Funchal no plano pastoral que se desenvolve até às celebrações dos 500 anos da Dedicação da Catedral, em 2017.
Na sessão ordinária este conselho também refletiu e abordou a “implementação do Conselho Diocesano de Pastoral” e reforçou a necessidade de “continuar o esforço da criação dos conselhos paroquiais”.
Outro ponto de agenda foi a “vivência pastoral” do Ano do Consagrado e Ano Vocacional a nível diocesano e arciprestal confirmando-se a celebração das bodas de aniversário de ordenação sacerdotal de dez presbíteros, a 28 de julho de 2015.
O comunicado, publicado no sítio da diocese, informa também que a próxima reunião dos membros representativos do presbitério ficou agendada para o dia 15 de julho de 2015.
CB/OC