Francisco assinala Domingo do Bom Pastor
Cidade do Vaticano, 26 abr 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que os membros do clero devem ter uma mentalidade de serviço aos outros, rejeitando atitudes de “administrador”.
“Aqueles que têm a missão de guias na Igreja – sacerdotes, bispos, papas – são chamados a assumir não a mentalidade do ‘manager’ (sic), mas a do servo, imitando Jesus”, declarou, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro.
No ‘Domingo do Bom Pastor’, em que a Igreja evoca de forma particular a figura dos sacerdotes, Francisco convidou os padres a um “estilo de vida pastoral”.
Minutos depois do final da Missa em que ordenou 19 padre, o Papa quis, simbolicamente, que dois deles viessem à janela do apartamento pontifício, para agradecer à multidão.
“Que Maria obtenha para mim, para os bispos e para os sacerdotes de todo o mundo a graça de servir o povo santo de Deus através da alegre pregação do Evangelho, da sentida celebração dos Sacramentos e da paciente e mansa guia pastoral”, pediu.
Francisco apresentou Jesus como o “verdadeiro e único pastor”, em contraposição ao “mau pastor, que pensa só em si mesmo e explora as ovelhas”.
“Ao contrário do mercenário, Cristo pastor é um guia carinhoso que participa na vida do seu rebanho, não procura outro interesse, não tem outra ambição que a de guiar, alimentar, proteger o seu rebanho”, acrescentou.
OC