Iniciativa nacional «Somos todos pessoas», marcada para este domingo
Fátima, Santarém, 26 abr 2015 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima associa-se hoje à iniciativa nacional “Somos todos pessoas”, através da qual várias organizações da Igreja Católica em Portugal querem alertar a sociedade para o sofrimento dos imigrantes forçados no Mediterrâneo.
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a instituição adianta que neste domingo “todas as missas oficiais celebradas” na Cova da Iria vão incluir “uma prece, no momento da Oração dos Fiéis”, em intercessão pelo sofrimento daquelas pessoas e pela construção de “uma só família humana”.
O padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, considera fundamental “não ignorar o drama de tantas pessoas lesadas na sua dignidade”, homens, mulheres e crianças, por vezes famílias inteiras que só querem “melhorar as suas condições de vida”.
Hoje “o mundo está perante uma questão para a qual tem de ser encontrada rapidamente uma solução”, frisa o sacerdote.
A iniciativa “Somos todos pessoas” conta com a participação da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, da Cáritas Portuguesa, da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), da Comissão Nacional Justiça e Paz, Comissão Nacional Justiça, Paz e Ecologia dos Religiosos e do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.
Destaque ainda para o apoio da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, da Obra Católica Portuguesa de Migrações, da Agência ECCLESIA e da Rádio Renascença, do Serviço Jesuíta aos Refugiados e da Sociedade de São Vicente de Paulo.
Os promotores do evento exortam “todos os portugueses” a colocar nas suas janelas "um pano branco ou usarem uma peça de roupa branca e se unam, em oração ou num minuto de silêncio, aos milhares de pessoas que se sentem solidárias”.
JCP