Açores: Conselho Presbiteral analisa «respostas» da Igreja à realidade local

Angra do Heroísmo, Açores 20 abr 2015 (Ecclesia) – O Conselho Presbiteral da Diocese de Angra, composto por 31 sacerdotes, vai analisar as “respostas pastorais da Igreja à realidade açoriana” atuais e futuras, entre hoje e sexta-feira.

“Não são os desafios de sempre que nos interpelam. Estamos perante uma nova realidade, que exige uma reformulação profunda da fé e da prática cristã. É preciso perceber que respostas estamos a dar a esta nova realidade e que outras poderíamos acrescentar”, referem os documentos preparatórios da 40.ª sessão do Conselho Presbiteral, pela primeira vez na Ilha de São Miguel.

A Igreja Católica nos Açores assinala que “não vive num regime de cristandade” e depois de “muitas mudanças” quer “implementar um novo paradigma de ação e de organização”.

A “avaliação aprofundada” da realidade açoriana que os sacerdotes vão fazer realiza-se à luz da Exortação Apostólica ‘Evangelli Guadium’, do Papa Francisco, que “implica entrar num processo de discernimento, purificação e reforma”.

Da agenda desta reunião consta ainda o relatório da Diocese de Angra da Visita “Ad Limina”, à Santa Sé, que os bispos portugueses vão fazer em setembro, e o acolhimento da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima ao arquipélago em 2016, inserida nas comemorações do centenário das aparições de Fátima (2017).

Esta terça-feira, o trabalho dos sacerdotes começa com uma sessão de estudo com duas conferências – ‘Identificação e caracterização das periferias existenciais nos Açores’ e ‘Igreja, sem fronteiras. Mãe de todos’ – para a qual foram convidadas duas leigas, respetivamente a ex-secretária Regional da Solidariedade Social, Piedade Lalanda, e a diretora do Secretariado Nacional da Pastoral da Mobilidade Humana, Eugénia Quaresma.

Segundo o sítio online Igreja Açores, “o instrumento de trabalho” vai ser discutido na tarde desta terça-feira e durante todo o dia de quarta-feira.

O documento preparatório para esta assembleia pedia aos diversos serviços diocesanos a reflexão/análise sobre quatro pontos: Uma avaliação geral sobre a situação da diocese, com destaque para a “vitalidade espiritual e religiosa”; “formação dos fiéis e empenhamento pessoal”.

O segundo tópico era sobre as orientações principais para o trabalho pastoral nos últimos cinco anos, onde pronunciaram-se sobre a “oportunidade e exequibilidade” dos planos pastorais; depois com base nas questões sociais-família, cultura e sociedade os serviços foram convidados a revelar as “respostas concretas” que apresentam à sociedade.

O quarto ponto vocacionado para o futuro da ação da Igreja pedia sugestões de ação, concretamente “desafios pastorais” e “estratégias” para os aplicar.

A 40.ª sessão do Conselho Presbiteral de Angra termina com a presença do bispo diocesano, D. António de Sousa Braga, e a leitura do comunicado final, com “algumas orientações pastorais para o próximo ano”, esta quinta-feira.

Nos dois últimos dias de assembleia realizam-se reuniões dos  diretores de serviços, comissões diocesanas e dos ouvidores.

O Conselho Presbiteral da Diocese de Angra é composto por 31 sacerdotes, 17 membros eleitos e 13 pela inerência das funções que desempenham na cúria, ouvidorias e serviços diocesanos.

IA/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top