Ensino: «Cristianismo, Islão e Matemática» une alunos portugueses e turcos

Iniciativa promove diálogo e Tolerância entre religiões

Lisboa, 17 abr 2015 (Ecclesia) – O projeto ‘Christianity, Islam and Mathematics’ [Cristianismo, Islão e Matemáticas] une em parceria os alunos do 9.º ano do Agrupamento de Escolas de Idães, Felgueiras, com a Escola ‘Burdur Bilim ve Sanat Merkezi’, na Turquia.

“Promover a tolerância entre religiões abraâmicas” através do uso da “matemática como fator de união da cultura e artes cristã e Islâmica” são dois dos objetivos do projeto, explica o Secretariado Nacional de Educação Cristã (SNEC).

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA revela que o projeto desenvolve-se em eTwinning e vai ajudar os alunos a “conhecer a origem, crenças, princípios éticos, livro sagrados e festividades” das duas tradições religiosas.

Esta iniciativa foi criada por professores de Matemática e Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).

Neste contexto, Ricardo Cunha, docente de EMRC da Escola de Idães, destacou a “excelente aceitação e entusiasmo dos alunos portugueses e turcos” envolvidos no projeto ‘Cristianismo, Islão e Matemáticas’.

Para o professor, é fundamental “construir pontes” e a matemática apresenta-se “como um excelente interlocutor” porque vai permitir aos alunos do 9.º anos “dar ênfase a aspetos matemáticos presentes em cada religião e a respetiva simbólica”.

Segundo Ricardo Cunha, para este projeto as tecnologias de comunicação e informação “revelaram-se fundamentais” e como as comunicações entre os alunos portugueses e turcos são em inglês “traz melhoramentos no conhecimento linguístico e na oralidade”.

As apresentações são via Skype, “os alunos enviam um resumo da mesma aos colegas”, e partilham-na no TwinSpace com a “comunidade educativa sob a forma de mural”, acrescentou ao sítio na internet Educris, da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé da Igreja Católica.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top