Igreja/Política: Candidatos devem apresentar propostas sem esperar «cheques em branco» do eleitorado

Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa alerta para «fulanização» do debate

Fátima, Santarém, 16 abr 2015 (Ecclesia) – O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) disse hoje em Fátima que os candidatos e partidos políticos têm de apresentar propostas “concretas” para ganhar a confiança do eleitorado.

“Cheques em branco, não é bem a altura para os passar”, declarou D. Manuel Clemente, no final da Assembleia Plenária que se iniciou esta segunda-feira.

Em declarações aos jornalistas, o cardeal-patriarca de Lisboa reafirmou a sua preocupação com a centralização do debate em “casos” em vez de “causas”, como tinha feito no discurso inaugural da reunião magna da CEP.

“Apresentem causas, programas e reflexões concretas, não fiquemos apenas no fulanismo. Isso são nomes, ficamos assim numa espécie de nominalismo oco. Não, causas”, apelou.

Segundo o responsável, esta ‘fulanização’ do debate político “desvia do essencial”, que é debater os problemas e “quais são as propostas para os resolver”.

As eleições para a Assembleia da República em Portugal vão ocorrer este ano numa data a definir pelo presidente, entre 14 de setembro e 14 de outubro; as eleições presidenciais, por sua vez, vão realizar-se no início de 2016.

D. Manuel Clemente considerou que o surgimento de vários candidatos presidenciais resulta de um “exercício de cidadania”, num processo “normal”.

“Não digam apenas que querem resolver, isso queremos todos. Como? Isso é que é fundamental”, pediu.

Segundo o cardeal-patriarca, a atividade política é também uma pedagogia, que se exige a todos os seus protagonistas.

“Se eu quero intervir mais ativamente, propondo-me a um cargo na vida político, também tenho uma responsabilidade pedagógica”, precisou.

D. Manuel Clemente sublinhou ainda que, num Estado laico, aquilo que interessa aos católicos “é aquilo que interessa a todos os portugueses”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top